Melhor temporada em Búzios

Melhor temporada em Búzios

Belezas ficam mais evidentes depois que o verão se despede.

Ah, o verão… A estação mais desejada do ano, porém, não é a mais indicada para conhecer a verdadeira essência buziana. O movimento intenso na Rua das Pedras, a falta de espaço na areia de praias pequeninas como Azeda e Azedinha; o trânsito congestionado para chegar e circular pela cidade… nesse ritmo, o charme acaba ficando em segundo plano e até uma simples foto do pôr do sol no Porto da Barra corre o risco de perder o foco!

A melhor época para se encantar ainda mais com Búzios é na baixa estação. No outono e na primavera, o céu azul ganha uma luz especial e as temperaturas agradáveis convidam a longas caminhadas na beira da praia.  Já no inverno, as noites frias são um convite a tomar uma taça de vinho, enquanto durante o dia o sol é garantido, além de mais sutil.

Quer mais motivos para fazer as malas? Fora do verão, a hotelaria oferece promoções irresistíveis. Para quem viaja em família, vale pesquisar as opções das pousadas Corais & Conchas e Tangarás, em Geribá. Para os casais, as dicas são a Blue Marlin (Geribá), a Villa Raphael (Ferradura) e a Pontal da Ferradura.

Outono de todas as cores

As folhas amareladas das amendoeiras sinalizam que o verão foi embora e, junto com ele, o agito e o calor. É hora de explorar as trilhas que contornam a península e descobrir cenários intocados. Entre eles, as piscinas naturais (chamadas poças e sempre repletas de tartarugas!) e os mirantes entre as praias da Ferradura e da Ferradurinha; a Ponta da Lagoinha, a Serra das Emerências e o Mangue de Pedras.

A luz típica da estação confere cores únicas às paisagens, realçando o lifestyle buziano, tão bem representado pelos barquinhos de pescadores na beira das praias. É a melhor época para fotografar o amanhecer em Geribá ou o pôr do sol em meio a cartões-postais como o Porto da Barra e a Orla Bardot. E o melhor: com espaço de sobra para a natureza se destacar.

Para quem não abre mão de um “camarote” para curtir os espetáculos da natureza, que tal as espreguiçadeiras do Uniq Beach Club, o clube de praia mais exclusivo de Búzios, nas areias de Geribá? Ou uma mesinha estrategicamente localizada no Anexo Praia ou no Casablanca Steakhouse, no Porto da Barra? E ainda tem a boa música do Anexo Bar, em plena Orla Bardot.

Inverno quente!

A estação é sinônimo do Festival Gastronômico de Búzios. Durante dois finais de semana do mês de julho (em 2018, as datas são: 06 a 08 e 13 a 15), a festa da boa mesa agita a cidade. Democrático, o evento se espalha pela Rua das Pedras, Orla Bardot, Manguinhos… com delícias servidas em pequenas porções por restaurantes estrelados. Vinhos e espumantes acompanham os pratos, que quase sempre exaltam os frutos do mar fresquíssimos da região.

No inverno – ou em qualquer época do ano – a dica é um jantar no restaurante Primitivo, em plena Rua das Pedras. A cada estação, o chef Mauro Vettori se supera na criação de pratos que harmonizam perfeitamente com os vinhos da casa. De dar água na boca.

Para completar, nos meses mais frios as águas do mar ficam mais agradáveis para um mergulho ou a prática de atividades como stand up paddle. No verão, o mar é gelado por conta do fenômeno da Ressurgência, comum na Região dos Lagos – no período, os ventos empurram as águas quentes para o fundo do oceano; enquanto as frias sobem para a superfície. Graças ao fenômeno, a vida marinha é bastante rica por aqui o ano inteiro!

Ventos de primavera

A melhor época para a prática de esportes como kitesurf e windsurf é durante a estação das flores. Os ventos, que sopram de janeiro a janeiro, ficam ainda mais fortes, com direito a velas e pipas colorindo as praias de Manguinhos e Rasa. Não por acaso, a cidade é considerada uma das melhores raias do mundo, sediando campeonatos ao logo do ano.

Ainda na primavera – em novembro – Búzios ganha tapetes vermelhos para celebrar o Festival de Cinema. O epicentro da festa é o charmosíssimo Gran Cine Bardot. O evento, porém, extrapola os limites da sala, com exibição de filmes em telões ao ar livre, para todos os públicos. Aproveite o clima para descobrir alguns recantos da península que, muitas vezes, parecem cenários! Afinal, é na baixa temporada que Búzios revela suas facetas mais encantadoras.

 

Reserve agora sua hospedagem em uma de nossas pousadas!

Melhor temporada em Búzios"> Share

1 comment

  • Quero receber promoção vou sempre a búzios com a minha família!

Deixe um comentário