Apenas uma pessoa pode não ser capaz de mudar o mundo, mas, com atitudes conscientes e o respeito pela natureza, juntos, podemos transformar tudo ao nosso redor.

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, celebramos o nosso ecossistema e o oceano que abraça o balneário buziano.

A data 5 de junho foi intitulada como o Dia Mundial do Meio Ambiente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, completando seu 50º aniversário. No Brasil, se memora também a Semana Nacional do Meio Ambiente, instituída em 1981.

Para representar esta data, diversos eventos e ações de engajamento são movimentadas todo o ano no mundo, em prol da conscientização coletiva. No ano de 2023, as ações globais têm foco em soluções para a poluição plástica.

De acordo com dados levantados pela UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente),” mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano em todo o mundo, e metade deste plástico é projetado para ser usado apenas uma vez. Da produção total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que 19 a 23 milhões de toneladas acabem anualmente em lagos, rios e mares.

Os microplásticos, (pequenas partículas de plástico de até 5 mm de diâmetro), acabam em alimentos, água e ar. Estima-se que cada pessoa no planeta consome mais de 50.000 partículas de plástico por ano – e muitas mais se a inalação for considerada. O plástico de uso único, descartado ou queimado, prejudica a saúde humana, a biodiversidade, e polui todos os ecossistemas desde o topo das montanhas até o fundo do oceano.”

E ainda, de acordo com a WWF (Fundo Mundial para a Natureza), “o Brasil produz mais de 11 milhões de toneladas de plástico por ano, sendo o 4° maior produtor desse tipo de lixo no mundo.”

 

Por isso, se mostra urgente a necessidade de repensar as produções em grande escala e desenvolver soluções para materiais duráveis e sustentáveis no cotidiano. Enquanto as empresas, indústrias, grupos e governo se unem para movimentar essa iniciativa, nós, de forma individual e coletiva, também podemos agir para garantir a preservação do nosso meio ambiente.

Conscientes da importância de atitudes sustentáveis em nossa cidade, o Grupo BZ mantém práticas e realiza ações que contribuem para o cuidado da nossa natureza, com o uso de recursos naturais e sustentáveis geradores de energia, reciclagem (óleo de cozinha, latinhas de metal, plásticos) atividades de conscientização para nossos clientes e também para a comunidade local, entre outras.

Hoje, dia 05/06, estamos realizando, em conjunto com a BZ Sports e diversas outras associações e coletivos da cidade, um grande mutirão de limpeza na Lagoa da Ferradura, localizada no bairro da Ferradura – Búzios, para a coleta de resíduos plásticos, limpeza de poço e plantio de mudas.

E, no dia 08/06, quinta-feira, acontece a Limpeza do Fundo do Mar, nas praias do Canto, Armação e Ossos, realizada pela Colônia dos Pescadores de Búzios em parceria com a Prefeitura de Búzios, por meio das secretarias Ambiente e Urbanismo; Pesca, Agricultura e Esportes Náuticos; Serviços Públicos e Turismo, além das coordenadorias de Comunicação, Guarda-vidas e Guarda Municipal Ambiental.

Preservar é preciso, e se queremos garantir a saúde dos nossos oceanos e de nosso planeta, chegou a hora de agir. Com mudanças em nossos hábitos e escolhas, podemos fazer uma diferença significativa no nosso meio. Conheça algumas práticas possíveis para reduzir o consumo de plástico, e que vão contribuir para a saúde do meio ambiente e a sua também:

  • Utilize sacolas retornáveis;
  • Opte por garrafas térmicas de água ou, reutilize as garrafinhas que comprou no mercado;
  • Evite plásticos de uso único, como canudos, talheres, embalagens;
  •  Recuse descartáveis nos seus pedidos do delivery;
  • Opte por mais produtos a granel e menos produtos embalados;
  • Se você masca chiclete, saiba que eles também são feitos de plástico. Opte por gomas naturais e ecológicas;
  • Na sua cidade ou condomínio existe coleta seletiva? Se sim, descarte o lixo com atenção nas lixeiras corretas.

Viu como não é difícil adotar novos hábitos sustentáveis e cooperar com a preservação do meio ambiente? Vamos juntos nessa, para que com atitudes diferentes hoje, vejamos a diferença ao nosso redor amanhã.

Fontes:

https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/comunicado-de-imprensa/com-foco-em-solucoes-para-poluicao-plastica-dia

https://cultura.uol.com.br/noticias/49402_saiba-o-que-e-a-semana-do-meio-ambiente-comemorada-na-primeira-semana-de-junho.html

https://www.instagram.com/p/CpTjVyDOejk/

https://www.iberdrola.com/sustentabilidade/como-reduzir-o-consumo-de-plastico