Búzios recebe seminário sobre conservação marinha

    Após o sucesso da ação de limpeza que aconteceu nas praias de Búzios na semana passada,  a cidade recebe nesta quinta e sexta-feira (22 e 23 de novembro) um seminário promovido pelo Instituto Brasileiro de Biodiversidade (BrBio) para compartilhar experiências de conservação marinha.

    Divulgação BrBio

    O seminário “Dialoga Búzios – Subsídios para a Conservação Marinha” faz parte do Projeto Ecorais e acontece na Pousada Pontal da Ferradura, das 9h às 19h, nos dois dias. O encontro é aberto ao público e conta com a participação de especialistas de universidades e representantes de instituições governamentais e da sociedade civil.

    As palestras vão abordar diversos temas como aplicação do conhecimento científico, turismo sustentável, políticas públicas, iniciativas socioambientais e educação ambiental como ferramenta para a conservação marinha.

    A diretora executiva do BrBio, Simone Oigman-Pszczol, acredita que o Projeto Ecorais, que existe desde 2000, tem uma grande importância na conscientização da população.

    “Com ele, avaliamos e monitoramos a saúde dos ambientes coralíneos em Búzios. Através de campanhas e cursos de qualificação, promovemos a sensibilização da sociedade sobre a importância da conservação ambiental da região, visando o uso sustentável desses ecossistemas marinhos. O principal objetivo do seminário é divulgar os resultados obtidos durante a realização do Projeto, reunir os diferentes atores e tomadores de decisão da região, para dialogar e contribuir com subsídios às políticas públicas”, explicou Simone.

    Pousada Pontal da Ferradura irá sediar o seminário. (Foto: site Pontal da Ferradura)

    Durante o evento, o BrBio lançará o “Guia para Turismo Sustentável, Búzios, RJ” e o filme “Projeto Ecorais”, que conta o que são os corais, sua importância, ameaças e como o Projeto vem atuando.

    Confira a programação completa dos dois dias do seminário clicando aqui.

    O Projeto Ecorais conta com recursos decorrentes do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado pela Chevron Brasil com o Ministério Público Federal, com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio.

    O Ecorais tem também o apoio do Projeto de Apoio à Pesquisa Marinha e Pesqueira do Estado do Rio de Janeiro, sob responsabilidade do Funbio. O projeto tem parcerias com UERJ, UFRJ e UFF e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Pesca da Armação dos Búzios.

    Deixe um comentário