A cidade que hoje é um dos destinos turísticos mais cobiçados no Brasil e até no mundo, já foi uma pequena aldeia de pescadores pouco habitada, onde o trabalho da pesca era a principal fonte de renda e alimentação.
Vem com a gente conhecer um pouco da história de Búzios e celebrar a importância da pesca para a nossa cidade neste Dia do Pescador!
Foi no século XVIII que tudo começou, mas não ao modo de pesca dos buzianos: com a chegada dos portugueses à costa, entre 1700 e 1740, iniciou-se a exploração da pesca de baleias, que vinham do sul para reproduzir nas águas quentes do sudeste, entre julho e outubro de cada ano.
Para a extração da carne e do óleo das baleias (principal matéria prima para fornecer a luz dos postes, fortificar a massa das construções e muitas outras utilidades), uma armação de madeira foi construída e ocupou a região durante todo o século XVIII, sob as ordens do Visconde Brás de Pina.
Esta armação foi desativada em 1767, por conta da consequente escassez do animal. Dizem que era na Praia dos Ossos que a ossada das baleias era depositada, e que a armação de madeiras foi construída na atual Praia da Armação, e por isso receberam estes nomes.
Outro feito de Brás de Pina na península buziana foi em 1743, que construiu a histórica Igreja de Sant’Anna, originalmente com pedras, cal e argamassa de óleo de baleia. Segundo as histórias, a igreja foi erguida em homenagem a santa, que teria salvo um barco com escravizados de um naufrágio. Esse foi o primeiro milagre de Santa’Anna – considerada padroeira dos pecadores de Búzios – de acordo com as antigas atas da igreja. A capela era utilizada para cultuar e batizar as crianças que nasciam na aldeia de pescadores, e servia também como um mirante para avistar e anunciar a entrada das baleias na baía.
Imagem de Sant’Anna. Foto: Internet.
Reza a lenda que a imagem de Santa’Anna foi encontrada no mar por pescadores, e que a partir desse dia não faltou mais peixe para a população. Ouve-se também que, durante a construção da capela, a imagem da santa mudava de posição, virando-se em direção ao mar a noite, o que fez com que a igreja fosse construída voltada para o mar. Atualmente, a Igreja de Sant’Anna é a única construção dos tempos da pesca de baleia ainda de pé. Inclusive, uma visita ao local vale muito a pena durante sua estadia em Búzios.
Igreja de Sant’Anna. Imagem: Internet.
Após este período da exploração de baleias, a população viveu principalmente da pesca artesanal e da agricultura. Além da fartura de frutos do mar, havia o cultivo de feijão, plantação de banana, aipim e frutos diversos. Na cidade, o povo operava também uma casa de farinha, e criava galinhas e porcos, o que fornecia a banha de porco para as frituras e, claro, bastante carne. Uma curiosidade contada por um antigo pescador, é que os porcos só eram preparados em época de festa na cidade, para que muitos pudessem comer e não houvesse o risco de a carne estragar.
E assim era a comunidade buziana, composta por pescadores, mulheres caiçaras e marisqueiras, que iam vivendo uma vida simples, trocando alimentos entre si, respeito e muita alegria de viver.
Puxada de rede em Búzios. Foto: Internet.
Foi a partir da década de 1960, que o perfil de Búzios começou a mudar, depois que Brigitte Bardot passou suas férias de verão no balneário e chamou a atenção da mídia internacional para Búzios. Com isso, o turismo da cidade despertou e tudo se transformou!
Mesmo com a expansão e desenvolvimento do balneário, o costume da alimentação a base de peixes e frutos do mar, não mudou. Na verdade, se tornou o principal ingrediente da renomada gastronomia local, graças a fartura e variedade de iguarias marinhas que o oceano nos oferece.
Se você quer viver a experiência de saborear um prato com os frutos do mar da região, conheça os restaurantes do Grupo BZ, que oferecem menus com pratos bem elaborados por uma culinária autêntica, ao clima tropical e aconchegante de Búzios.
Anexo Bar
Prove aperitivos e pratos principais de sabor cativante, com o visual da Orla Bardot a frente, no Anexo Bar. Alguns destaques do menu são o Misto do Mar, com mexilhão, lula, camarões e peixe ao perfume de gergelim, e a Moqueca de Peixe ao molho de camarão, com arroz, pirão e farofa de azeite dendê. Confira o menu em: https://www.anexobarbuzios.com.br/menu
Endereço Anexo Bar: Av. José Bento Ribeiro Dantas, nº 392 – Centro (Orla Bardot) – Armação dos Búzios, RJ.
Primitivo
No Primitivo, saboreie frescas pescadas com o preparo da autêntica culinária italiana, em plena Rua das Pedras. Os pratos de frutos do mar com o sabor inconfundível do Primitivo, farão seu jantar em Búzios valer muito a pena. Algumas excelentes pedidas são o Tortelli Di Zucca, massa artesanal recheada com abóbora moranga, temperada com especiarias, acompanhada de generosos camarões, e o Filetto Di Pesce, de acordo com o peixe do dia, com deliciosas opções de acompanhamento. Confira o menu em: https://www.primitivobuzios.com.br/menu
Endereço Primitivo: Rua das Pedras, 60 – Centro, Búzios – RJ.
Casablanca
Em um ambiente muito charmoso, no clima de romance pela temática do clássico filme Casablanca, este restaurante oferece pratos sofisticados, de frente para o mar. No menu, há opções espetaculares de aperitivos e pratos principais com frutos do mar. Experimente a Casquinha de Siri, prato tradicional da culinária de Búzios, e a Paella Casablanca, com camarão, mexilhão, lula e peixe do dia, que serve bem 2 pessoas. Confira o menu em: https://www.casablancabuzios.com.br/menu
Endereço Casablanca: Porto da Barra, Loja 29 – Manguinhos, Búzios – RJ.
Anexo Praia
O Anexo Praia é um gastrobar pé na areia, com o cenário da Praia de Manguinhos a frente, e todo o charme do Porto da Barra ao redor. O menu oferece muitas opções de frutos do mar bem saborosas, e o carinho da cozinha no preparo faz toda a diferença. Experimente alguns destaques do menu, como o Espaguete Al Pescador, feito com camarão, azeite, tomates, alho crocante e rúcula, ou o Salmão Enamorado, com escalopes de salmão grelhado, acompanhado de batata calabresa, brócolis e cenoura salteados. Confira o menu em: https://www.anexopraiabuzios.com.br/menu
Endereço Anexo Praia: Porto da Barra, Loja 11 – Manguinhos, Búzios – RJ.
Se já te deu água na boca, espere só quando provar, pois a nossa culinária é realmente encantadora! E saiba que clientes BZ ganham 10% de desconto para desfrutar uma experiência gastronômica em nossos restaurantes.
Além da gastronomia, aproveite para conhecer um pouco da história de Búzios, visitando a Igreja de Sant’Anna, as praias onde ocorreu a pesca de baleias, e até mesmo parar para observar o movimento, pois até hoje, a pesca artesanal é praticada no balneário, e é possível ver barquinhos voltando com sua pesca em algumas praias como no canto esquerdo da Praia de Geribá, Praia de Manguinhos, Praia da Gorda, na Rasa, Praia do Canto, no Centro, Praia dos Ossos, Praia da Ferradura e em João Fernandes.
Venha para Búzios e desfrute de tudo que esta bela cidade pode te oferecer!
Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=9VH5sn3ftv0
“HISTÓRIAS BUZIANAS – DICA, O PESCADOR CONTA COMO ERA A SOBREVIVÊNCIA EM BÚZIOS, ALDEIA DE PESCADORES”
https://www.youtube.com/watch?v=Vw1jPYqfJvk
“PESCADORES DE BÚZIOS CONTAM SUAS HISTÓRIAS (a origem de Búzios)”
https://www.youtube.com/watch?v=zUHMR-G-mlg
“Quilombolas de Búzios e Suas Meórias”
https://www.youtube.com/watch?v=OfXLYbTv9ik
“HISTÓRIAS BUZIANAS – DA PESCA AO TURISMO NA VIDA DE BÚZIOS”.