Festival de Vinhos – Wine & Tour

O evento para apaixonados pelo mundo do Deus Baco será realizado no Uniq Beach Lounge, em Búzios

Embora o inverno esteja programado para começar no dia 21 de junho, a temperatura já está caindo. E nada melhor que degustar uma taça de vinho, no frio, não é mesmo? Imagina, poder experimentar vários rótulos, de diversas nacionalidades, gastronomia selecionada, num lugar paradisíaco, com pessoas bonitas ao redor, ouvindo Jazz & Blues?!

Parece utopia, mas trata-se do Festival de Vinhos – Wine & Tour – que acontecerá entre os dias 15 e 17 de junho (sexta-feira, das 18h às 24h; sábado, das 14h às 00h; e domingo, a partir das 14h), no Uniq Beach Lounge, localizado na famosa Praia de Geribá, em Búzios. O Festival está inserido dentro da programação do 1º Circuito Enogastronômico Wine in Búzios, evento que reúne hotéis, bares, restaurantes e clube de praia que recebem produtores, enólogos e sommeliers, além de menus especiais inspirados em cozinhas de vários países a degustações super premium.

Glamour, sofisticação, entretenimento e networking são características dessa parceria entre o Wine & Tour e o Uniq Búzios, que já é um sucesso.

Uniq Beach Lounge - Praia de Geribá

Wine & Tour - Um evento itinerante, que visa difundir e fortalecer a cultura do vinho nos municípios turísticos, do interior do Estado do Rio de Janeiro. Feira e Exposição com a participação de vinícolas e empresas do ramo; Workshops de temas variados sobre vinhos ministrados por profissionais da área; Harmonização; e muito network; farão parte do festival.

Na entrada do evento, os participantes poderão adquirir uma taça personalizada, no valor de R$ 10, e degustar os produtos que serão comercializados através de fichas classificadas como bronze, prata e ouro (de acordo com o nível do produto) ou garrafas.

Para animar o período, haverá apresentação musical de Tibi Banda Jamz; Banda Caravelas – tributo à Celso Blues Boys; e Kynnie Willians, a partir das 20h.

Uniq Beach Lounge - Praia de Geribá

Dentro do cronograma de atividades está o Mini Curso de Harmonização, que será ministrado no domingo, às 14h, pelo Sommelier Wallace Gonçalves Neves. O Curso será oferecido para 20 pessoas, no valor individual de R$ 100. A harmonização será em copinhos de chocolates contendo Vinho do Porto. E para aguçar a vontade, os sabores serão: chocolate branco com recheio de mel; chocolate com recheio de laranja; chocolate ao leite com queijo canastra; e chocolate ao leite com recheio amêndoas e café. Deu vontade, né?

Carioca da gema, Wallace coordena e ministra as aulas do curso de formação de sommeliers da Sommelier School, International Somelier Guild e Associação Brasileira de Sommeliers. Certificado Nível 1 pela International Sommelier Guild (ISG), Neves tem em sua formação profissional, cursos nas áreas de hotelaria e gastronomia, além de estágios e atividades didáticas em restaurantes e vinícolas em países da América do Sul e Europa.

Sommelier Wallace Gonçalves

Sua formação inicial como Sommelier foi na ABS do Rio de Janeiro. Atualmente presta consultorias para várias empresas do seguimento gastronômico e participa como jurado de importantes competições de Sommeliers no Brasil e no exterior. Sua carreira profissional tem a chancela de importantes títulos conquistados: “Campeão Concurso Sommelier (2011)”, “Sommelier do ano pela Rio Wine And Food Festival (2016)” e “Melhor Sommelier do Brasil em Vinhos do Alentejo (2017)”, tornando-se com este último, Embaixador dos vinhos do Alentejo no Brasil.

O Workshop da Chef, especialista em Patisserie, Tuana Morgado, será no sábado, a partir das 17h. Tuana, que também estará expondo seus doces divinos, apresentará o workshop com o tema: Massa Folhada com Creme de Baunilha e Calda de Frutas Vermelhas com Vinho Tinto.

Massa Folhada - chef patisserie Tuana Morgado

Formada em Arquitetura e Urbanismo, Tuana trocou as trenas pelas dólmãs. Foi aprovada pela escola William Angliss Institute, uma grande referência em gastronomia na Australia, onde especializou-se em Patisserie. Durante o curso estagiou em restaurantes em Melbourne, incluindo os renomados Alimentari e Lune Croissanterie. Estagiou também no prestigiado restaurante escola da William Angliss. A volta ao Brasil no final 2016 e a consequente mudança para Búzios foram decisivos para resgatar um sonho antigo e abrir meu o próprio Atelier.

Sommeliere Vivian Maia - Ela é uma das poucas sommeliers da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Tornou-se profissional do vinho em 2006, pela Associação Brasileira de Sommelièr. Mas, sua aproximação com o mundo do vinho foi sendo aperfeiçoado diariamente, como sócia-proprietária de uma Adega, em Rio das Ostras/RJ – A Adega Cocoricó – desvinculada da empresa desde setembro de 2017 para se dedicar a esse novo projeto – Wine & Your. A afinidade foi aumentando e sua expertise se profissionalizando. Passou a trabalhar como Consultora de Vinhos e promover jantares harmonizados.

Participou da organização do Festival de Vinhos de Rio das Ostras, nos anos 2012/2013/2014 e 2015.

Outra grande conquista da sommelier é o Vinho Maia, produto próprio, produzido na Vinícola Lidio Carraro, em Bento Gonçalves. A mistura/Blend de Merlot e Ancellotta está agradando os mais variados paladares e não deixa a desejar para nenhum outro vinho mediano.

Dentre suas experiências em turismo enogastronômico, em viagem didática em vinícolas, pode-se pontuar: BOURDEAUX (chateau Reynon); ESPANHA (Nexus bodega, Marqués de Riscal); CHILE (ventisquero, Santa Carolina, Lapostole, Alma viva, Montes); ITALIA (Pietro Rinald e Príncipe Corsini); ARGENTINA (Vistalba); BRASIL (Casa Valduga, Lidio Carraro, Pizzato).

Garanta sua presença no Wine in Búzios 2018

Reserve agora sua hospedagem em uma de nossas pousadas!

Deixe um comentário