Da Europa à América do Sul, sabores, aromas e muitos brindes

    Da Europa à América do Sul, sabores, aromas e muitos brindes

    Conheça algumas das principais vinícolas que estarão presentes no Wine in Búzios

    Faltando três semanas para o Wine In Búzios, circuito enogastronômico que vai agitar o balneário entre os dias 1º de junho e 05 de julho, apresentamos algumas das conceituadas vinícolas e produtores do Brasil e do exterior confirmados na primeira edição do evento.

    O circuito acontece em renomados bares, restaurantes, pousadas e clube de praia da península, com uma intensa programação – cursos, palestras, degustações, harmonizações, encontros com especialistas, menus especiais e exposições.

    Entre os espaços participantes estão Uniq Beach Lounge e Nami Gastrobar (Geribá), Anexo Praia e Casablanca Steakhouse (Porto da Barra), Primitivo e Cigalon (Rua das Pedras), Anexo Bar e Bar do Zé (Orla Bardot), pousadas Tangarás e Corais & Conchas (Geribá) e Villa Raphael e Pontal da Ferradura (Ferradura).

    Da terrinha

    Diretamente do Alentejo, em Portugal, a vinícola Folha do Meio vai apresentar tesouros como o Folha do Meio Grande Reserva. As uvas produzidas em Alegrete, na Serra de São Mamede, dão origem ao tinto perfeito para acompanhar carnes vermelhas e de caça, com sabor intenso e bem harmonizado com a madeira.

    O vinho encanta ainda outros sentidos: o olfato, por conta do aroma de frutas vermelhas maduras com notas de especiarias; e a visão, em função de sua intensa cor granada. A vinícola será representada por Joaquim Louro, produtor desde 2008, de rótulos como: Folha do Meio, Alto da Capela e Dom Piedoso. Joaquim assina um jantar harmonizado com o chef Marcos Sodré, no dia 23 de junho, no Uniq Beach Lounge.

    Sabores da Toscana

    Também do chamado “Velho Mundo” – como a Europa é definida quando o assunto é vinhos – o Wine in Búzios vai receber a vinícola italiana Sensi, da região da Toscana. A história da família e seus vinhos, que começou em 1895 com o tradicional Chianti, já está na quarta geração e, desde 1987, o nome Sensi é consagrado nos mercados internacionais.

    Entre os vinhos mais celebrados da marca está o Aniversário Sangiovese, que será apresentado pelo sommelier Lázaro Oliveira. Um vinho feito a partir dos vinhedos mais antigos da empresa mais exposta no sul. Sua cor vermelho profundo, tem um bom corpo e um aroma persistente, com notas de cereja e notas de especiarias. Na boca é macio, fresco e agradavelmente equilibrado.

    Para quem busca leveza, a marca apresenta o espumante Sensi Prosecco 18k Gold, com sabor frutado, levemente ácido, ideal para harmonizar com entradas leves e canapés. Já o espumante Sensi 18 K Pinot Rosè, de uvas Pinot Noir, tem aroma fresco e perfumado, com notas de pétalas de flores brancas, morango, amora e framboesa.

    Um brinde à América


    Dos melhores terrois do Chile – Valle de Colchagua – chegam os vinhos da vinícola Calcu, que serão apresentados pelo sommelier, reconhecido internacionalmente no mundo do vindo, Dalmar labra vinatero e pelo enólogo Ricardo Rivadeneira Hurtado. No currículo do enólogo, passagens pela Charles Krug Winery, em Napa Valley (Califórnia), e pelo Chateau Branaire-Ducru (Bordeaux). Na Calcu desde 2005, o enólogo participou ativamente da criação de um portfólio de vinhos chilenos que podem rivalizar com os mais elegantes do mundo

    Para celebrar, espumantes!

    Entre os representantes do Brasil está a vinícola Fabian, erguida pela família de mesmo nome, que imigrou da Itália para o Brasil no final do século 19. A tradição vitivinícola herdada dos ancestrais foi favorecida pelo clima encontrado na região dos Vinhos dos Altos Montes, no Rio Grande do Sul.

    Com a filosofia de produzir suas próprias uvas e elaborar vinhos em pequena quantidade, os produtores apostam na produção limitada e controlada para a satisfação plena do apreciador de vinhos.

    Entre os rótulos em destaque está o espumante Brut Charmat Rosé, que combina uvas Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Moscato, Chardonnay e Merlot. A acidez equilibrada e o aroma com toques de morango e cereja harmonizam perfeitamente com pratos leves, aperitivos, frutos do mar, peixes – salmão em especial -, queijos e massas leves.

    A marca será representada pelo jovem Giovani Fabian, que traz no currículo os cursos de Enogastronomia pela Escola ENAIP Vêneto, na cidade de Feltre, na Itália; e de Sommelier Internacional pela FISAR, Federação Italiana de Sommeliers. Juiz Internacional de Vinhos e presidente da Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, Giovani irá ministrar palestra no dia 15 de junho. Imperdível!

    Os produtos das vinícolas citadas, além dos vinhos e espumantes de todos os produtores participantes do Wine in Búzios serão vendidos a preços convidativos durante o circuito. As bebidas poderão ser consumidas nos eventos e nos restaurantes, ou ainda, levadas para casa. Tim tim!

    Garanta sua presença no Wine in Búzios 2018

    Deixe um comentário