Como montar o roteiro de sua viagem?

Como montar o roteiro de sua viagem?

Algumas dicas são fundamentais para garantir uma trip inesquecível. Partiu?

Tem coisa mais bacana que fazer o roteiro de uma viagem? Tem sim - a viagem em si! E ela fica ainda mais especial quando percebemos que tudo o que pesquisamos e planejamos antes de viajar valeu a pena. Independente do destino – seja ele Búzios ou uma metrópole – é sempre bom ter um roteirinho básico em mente para não correr o risco de descobrir alguns programas imperdíveis somente quando voltamos para casa.

E como sabemos que uma viagem começa bem antes de se chegar ao destino, a dica é aproveitar para deixar tudo no esquema e evitar surpresas desagradáveis. Uma vez definido o lugar, é fundamental observar algumas questões antes de fazer pesquisas e organizar o roteiro. Entre elas, o perfil dos viajantes, o objetivo da viagem e o tempo disponível.

Perfil dos viajantes

Os programas perfeitos para uma viagem a dois podem ser bem diferentes para uma viagem entre amigos ou com a família. É preciso estar atento se há crianças, idosos, pessoas com dificuldade de locomoção... antes de fechar um passeio que envolva trilhas, por exemplo.

Por falar em trilhas, também devemos ter em mente o objetivo da viagem. Se for descansar, vai ter gente que não vai topar calçar um tênis e andar no meio do mato! Mas se o intuito for curtir e explorar a natureza, não deixe de incluir o máximo de atividades possíveis no destino. E caso a ideia seja diversão, vale tudo, inclusive virar a noite na balada!

Quando e quanto?

Antes de “amarrar” as atrações e definir o que será feito dia a dia, é fundamental saber em qual período do ano será feita a viagem e também quantos dias ela irá durar. Verão ou inverno, alta ou baixa temporada, uma semana ou 15 dias... tudo isso vai interferir na montagem e no sucesso do roteiro. Assim como o custo da viagem – ter uma ideia do orçamento disponível vai ajudar, e muito, na hora de escolher e selecionar os passeios, os restaurantes, as lojas...

Com essas questões decididas, fica bem mais fácil organizar os programas e evitar correrias desnecessárias, dar com o nariz na porta em algumas atrações e restaurantes ou estourar o limite do cartão de crédito.

Hora de pesquisar

Já sabemos quem são os viajantes, o que querem fazer no destino (levando em conta a época do ano), quantos dias têm para curtir e quanto têm para gastar. É chegado o momento de pesquisar a fundo tudo o que lugar escolhido oferece.

É hora de consultar sites, blogs, guias de viagem e trocar ideias com amigos que já viajaram para aquela região. Monte uma lista bem completa, com todas as dicas que apurar. A partir dela, faça um pente fino de acordo com seu estilo e dos companheiros de viagem, levando em conta também o tempo que terão para explorá-las.

Tente deixar o roteiro o mais “balanceado” possível, evitando dias com muitas atividades ou com atrações distantes entre si. Uma vez no destino, porém, não hesite em fazer programas que não estavam planejados, seguir dicas de moradores locais ou deixar o imprevisto apresentar belas surpresas! Essas experiências costumam ser os melhores segredos das viagens!

Como montar o roteiro de sua viagem?"> Share

Deixe um comentário