Quais aplicativos usar numa viagem?
Foi-se o tempo em que os guias impressos eram as únicas fontes de consulta na hora de programar e fazer uma viagem. Hoje, antes e durante os passeios, os aplicativos para celular e tablet facilitam a vida do turista, seja ajudando a encontrar promoções, seja evitando dores de cabeça na hora de circular pelo destino ou converter as moedas.
Preparamos uma lista variada de plataformas que prometem ajudar a tornar as férias mais confortáveis, seguras e até mais econômicas. De hospedagem no último minuto a dicionários, é só escolher quais baixar. Boa viagem!
Transporte
Considerado um dos melhores buscadores de voos do mundo, reúne centenas de companhias aérea. Entre os principais diferencias está o alerta para promoções-relâmpago. Para quem está na fase da pesquisa, exibe gráficos com as variações dos preços no período consultado, que pode ser de uma semana, de um mês ou de um ano.
A ferramenta brasileira é uma das mais indicadas para pesquisar voos domésticos. Também é eficiente no envio de notificações de promoções em geral.
Além da busca de passagens com o melhor preço, tem uma vantagem para quem usa o aplicativo: descontos exclusivos para reservas feitas a partir da ferramenta.
É um dos mais usados por quem busca voos de companhias aéreas low-cost que circulam pela Europa.
A criação de alerta de voo para receber promoções nos trechos selecionados é o ponto alto do aplicativo. E outra: ele permite marcar quatro datas de voos de ida e outras quatro de volta para encontrar a combinação mais em conta.
Aqui, o objetivo é monitorar os status dos voos em todo o mundo. Ele indica a duração das viagens e apresenta mapas com as rotas. O aplicativo Infraero Voos Online acompanha bem os voos nacionais.
O aplicativo é útil na hora do embarque, apontando o portão e o terminal de seu voo. Desenvolvido pelo TripAdvisor, reúne dados e mapas dos principais aeroportos do mundo.
Na hora de escolher o assento, não se esqueça dele! A partir do número do voo, exibe um mapa da aeronave com uma classificação apontando quais as melhores e as piores poltronas.
A ferramenta, desenvolvida pela Rail Europe, reúne informações relativas às estações de trem e horários em toda a Europa.
Reúne locadoras de carros em mais de cem países, permitindo pesquisar, compara e reservar.
Um dos aplicativos mais comuns na Europa, indica passagens aéreas, carros, hotéis, pacotes, restaurantes e entradas para shows e passeios – de última hora, com bons descontos. Porém, não permite reembolso.
Hospedagem
O maior site de reservas de hotéis do mundo permite comparar preços e fazer reservas de última hora.
Indicado para reservas aos “45 minutos do segundo tempo”, reúne hotéis variados em mais de 250 cidades mundo. Não permite reembolso.
A plataforma brasileira é focada nas reservas de hotel por apenas algumas horas. É indicado para quem vai enfrentar longas conexões em aeroportos. Os preços variam de acordo com o período utilizado, tendo como base a diária do apartamento.
Para os fãs dos hostels, é o maior site de reservas do segmento do mundo. Além disso, é ágil na hora de cancelar ou alterar reservas.
O foco por aqui é o aluguel por temporada. Para tirar dúvidas, oferece um chat entre “locador e “locatário”.
O aplicativo é indicado para os aventureiros que não querem gastar com hostels ou hotéis. O programa reúne pessoas que oferecem o sofá de sua casa para viajantes, sem custos. Para maior segurança, todos os usuários são cadastrados e monitorados.
Planejamento
Para quem tem milhas em diversas companhias (brasileiras, inclusive), a ferramenta ajuda a organizá-las. É possível receber avisos quando os pontos estiverem perto de expirar.
A ferramenta oferece mais que um guia de viagem gratuito sobre os futuros destinos. Ele faz buscas na conta do Gmail ou no calendário, salvado passagens aéreas e sugerindo atrações, restaurantes e hotéis nos locais a serem visitados
A plataforma reúne todas as informações relativas ao roteiro (número de voos, reservas de hospedagens, mapas, restaurantes…) a partir de emails de confirmação que chegam na caixa do usuário.
Bagagem
Dúvidas na hora de fazer as malas? Digite o destino, quantos dias ficará por lá e o motivo da viagem. O aplicativo consulta a previsão do tempo local e faz uma lista com o que é preciso levar – tipos de roupas, acessórios e até mesmo produtos de higiene.
Mapas & deslocamentos
Similar ao Google Maps, traz informações detalhadas sobre itinerários em mais de 30 capitais do mundo (no Brasil, apenas São Paulo). Reúne opções que vão de ônibus e trens a metrô, táxi e Uber, sempre estimando valores e tempo. Também sugere rotas possíveis para quem prefere caminhar ou pedalar.
A ferramenta de mapas funciona offline. Basta fazer download do mapa do país quando tiver sinal e ele segue funcionando sem internet, planejando itinerários de carro ou a pé.
Também é opção para a consulta de mapas e localização quando não há internet.
Os metrôs de mais de 200 destinos do mundo estão mapeados na plataforma.
Antes usado para pesquisar passagens, hoje oferece muito mais: ele calcula os deslocamentos – de avião, ônibus, táxi, carro, trem, balsas e barcos – e indica o valor de cada um e o tempo gasto, além de apontar as empresas que realizam os trajetos.
Presente em mais de 80 países, a plataforma não precisa ser atualizada quando se muda de destino (a atualização é automática).
Bares, restaurantes, atrações & serviços
A partir da localização ou destino do usuário, aponta atrações, restaurantes e hotéis mais bem avaliados por outros clientes.
A partir da localização do usuário, lista bares e restaurantes por perto, além de apresentar avaliações de clientes e informar sobre preços e horário de funcionamento. É bastante utilizado na Europa e nos Estados Unidos.
O aplicativo é perfeito para fazer reservas (e também alterar ou cancelar) em concorridos restaurantes na Europa e nos Estados Unidos.
A partir de uma foto do rótulo, o aplicativo informa sobre o vinho, traz avaliações de outros usuários e dá dicas de harmonização. É boa opção na hora de fazer compras para casa ou de presentes.
Especializado em restaurantes e lojas veganas e vegetarianas, traz opções nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Austrália, Nova Zelândia e destinos asiáticos.
As opções de pesquisa vão além de restaurantes. Inclui serviços como bancos, caixas eletrônicos, postos de gasolina, supermercados, estacionamentos, farmácias, cinemas…
O guia de cidades é criado a partir de resenhas de colaboradores. Basta fazer check-in para ter acesso.
Ao fazer imagens com a câmera do celular, o aplicativo reconhece o local e exibe informações relevantes na tela. As informações são extraídas do Yelp, TripAdvisor e Wikipedia.
O aplicativo funciona como um banco de dados que reúne senhas de wifi pelo mundo, indicando os pontos de conexão mais próximos, além de informar quais são livres e os que precisam de senha.
Conversão de moedas & gastos
O aplicativo brasileiro indica os bancos ou casas de câmbio perto do usuário, com a melhor taxa.
A ferramenta faz a conversão entre 190 moedas diferentes.
Excelente na hora das compras – basta colocar o valor e a moeda que queira converter e o aplicativo faz a conta na hora.
Evita dores de cabeça na hora de dividir as contas nas viagens em grupo. Basta lançar os valores pagos por cada um, definindo o que é da turma toda ou de parte dela. O aplicativo reúne os dados e estabelece quanto cada um deve e para quem.
Criado pela Receita Federal, é uma mão na roda para quem chega de viagem do exterior, orientando sobre isenção de imposto e declaração de bagagem.
Dicionários
O serviço está disponível em 80 idiomas, permitindo, ainda, ouvir as pronúncias.
O aplicativo é indicado para antes da viagem – ele ensina idiomas básicos, mas também oferece noções de línguas mais complexas como chinês, holandês e árabe.
Eventos
Ajuda a encontrar shows, festas, exposições, concertos, sessões de cinema… em boa parte do mundo. Basta selecionar a data e o local.
A plataforma apresenta uma lista dos eventos do Facebook no destino selecionado.
Ligação para casa
O aplicativo que caiu no gosto do brasileiro permite fazer ligações para outros contatos gratuitamente, mas é preciso estar conectado à internet.
As chamadas são feitas online para outros usuários do Skype. Para ligar para telefones, é preciso colocar créditos através de cartão ou PayPal. Os preços são bem mais baixos que os cobrados por empresas de telefonia tradicional.