Quais aplicativos usar numa viagem?

Quais aplicativos usar numa viagem?

Foi-se o tempo em que os guias impressos eram as únicas fontes de consulta na hora de programar e fazer uma viagem. Hoje, antes e durante os passeios, os aplicativos para celular e tablet facilitam a vida do turista, seja ajudando a encontrar promoções, seja evitando dores de cabeça na hora de circular pelo destino ou converter as moedas.

Preparamos uma lista variada de plataformas que prometem ajudar a tornar as férias mais confortáveis, seguras e até mais econômicas. De hospedagem no último minuto a dicionários, é só escolher quais baixar. Boa viagem!

Transporte

Skyscanner

Considerado um dos melhores buscadores de voos do mundo, reúne centenas de companhias aérea. Entre os principais diferencias está o alerta para promoções-relâmpago. Para quem está na fase da pesquisa, exibe gráficos com as variações dos preços no período consultado, que pode ser de uma semana, de um mês ou de um ano.

 

Melhores Destinos

A ferramenta brasileira é uma das mais indicadas para pesquisar voos domésticos. Também é eficiente no envio de notificações de promoções em geral.

 

Kayak

Além da busca de passagens com o melhor preço, tem uma vantagem para quem usa o aplicativo: descontos exclusivos para reservas feitas a partir da ferramenta.

 

Momondo

É um dos mais usados por quem busca voos de companhias aéreas low-cost que circulam pela Europa.

 

Voopter

A criação de alerta de voo para receber promoções nos trechos selecionados é o ponto alto do aplicativo. E outra: ele permite marcar quatro datas de voos de ida e outras quatro de volta para encontrar a combinação mais em conta.

 

FlightAware

Aqui, o objetivo é monitorar os status dos voos em todo o mundo. Ele indica a duração das viagens e apresenta mapas com as rotas. O aplicativo Infraero Voos Online acompanha bem os voos nacionais.

 

Gate Guru

O aplicativo é útil na hora do embarque, apontando o portão e o terminal de seu voo. Desenvolvido pelo TripAdvisor, reúne dados e mapas dos principais aeroportos do mundo.

 

Seat Guru

Na hora de escolher o assento, não se esqueça dele! A partir do número do voo, exibe um mapa da aeronave com uma classificação apontando quais as melhores e as piores poltronas.

 

My Train Companion

A ferramenta, desenvolvida pela Rail Europe, reúne informações relativas às estações de trem e horários em toda a Europa.

Rentcars

Reúne locadoras de carros em mais de cem países, permitindo pesquisar, compara e reservar.

 

lastminute

Um dos aplicativos mais comuns na Europa, indica passagens aéreas, carros, hotéis, pacotes, restaurantes e entradas para shows e passeios – de última hora, com bons descontos. Porém, não permite reembolso.

 

Hospedagem

Booking

O maior site de reservas de hotéis do mundo permite comparar preços e fazer reservas de última hora.

Hotel Tonight

Indicado para reservas aos “45 minutos do segundo tempo”, reúne hotéis variados em mais de 250 cidades mundo. Não permite reembolso.

 

Hotelquando

A plataforma brasileira é focada nas reservas de hotel por apenas algumas horas. É indicado para quem vai enfrentar longas conexões em aeroportos. Os preços variam de acordo com o período utilizado, tendo como base a diária do apartamento.

 

HostelWorld

Para os fãs dos hostels, é o maior site de reservas do segmento do mundo. Além disso, é ágil na hora de cancelar ou alterar reservas.

Airbnb

O foco por aqui é o aluguel por temporada. Para tirar dúvidas, oferece um chat entre “locador e “locatário”.

 

Couchsurfing

O aplicativo é indicado para os aventureiros que não querem gastar com hostels ou hotéis. O programa reúne pessoas que oferecem o sofá de sua casa para viajantes, sem custos. Para maior segurança, todos os usuários são cadastrados e monitorados.

 

Planejamento

AwardWallet

Para quem tem milhas em diversas companhias (brasileiras, inclusive), a ferramenta ajuda a organizá-las. É possível receber avisos quando os pontos estiverem perto de expirar.

 

Google Trips

A ferramenta oferece mais que um guia de viagem gratuito sobre os futuros destinos. Ele faz buscas na conta do Gmail ou no calendário, salvado passagens aéreas e sugerindo atrações, restaurantes e hotéis nos locais a serem visitados

 

TripIt

A plataforma reúne todas as informações relativas ao roteiro (número de voos, reservas de hospedagens, mapas, restaurantes…) a partir de emails de confirmação que chegam na caixa do usuário.

Bagagem

Pack Point

Dúvidas na hora de fazer as malas? Digite o destino, quantos dias ficará por lá e o motivo da viagem. O aplicativo consulta a previsão do tempo local e faz uma lista com o que é preciso levar – tipos de roupas, acessórios e até mesmo produtos de higiene.

Mapas & deslocamentos

City Mapper

Similar ao Google Maps, traz informações detalhadas sobre itinerários em mais de 30 capitais do mundo (no Brasil, apenas São Paulo). Reúne opções que vão de ônibus e trens a metrô, táxi e Uber, sempre estimando valores e tempo. Também sugere rotas possíveis para quem prefere caminhar ou pedalar.

 

Maps.me

A ferramenta de mapas funciona offline. Basta fazer download do mapa do país quando tiver sinal e ele segue funcionando sem internet, planejando itinerários de carro ou a pé.

 

Galileo Offline Maps

Também é opção para a consulta de mapas e localização quando não há internet.

 

All Subway

Os metrôs de mais de 200 destinos do mundo estão mapeados na plataforma.

 

Rome2Rio

Antes usado para pesquisar passagens, hoje oferece muito mais: ele calcula os deslocamentos – de avião, ônibus, táxi, carro, trem, balsas e barcos – e indica o valor de cada um e o tempo gasto, além de apontar as empresas que realizam os trajetos.

 

Uber

Presente em mais de 80 países, a plataforma não precisa ser atualizada quando se muda de destino (a atualização é automática).

Bares, restaurantes, atrações & serviços

 

TripAdvisor

A partir da localização ou destino do usuário, aponta atrações, restaurantes e hotéis mais bem avaliados por outros clientes.

yelp

A partir da localização do usuário, lista bares e restaurantes por perto, além de apresentar avaliações de clientes e informar sobre preços e horário de funcionamento. É bastante utilizado na Europa e nos Estados Unidos.

OpenTable

O aplicativo é perfeito para fazer reservas (e também alterar ou cancelar) em concorridos restaurantes na Europa e nos Estados Unidos.

Vivino

A partir de uma foto do rótulo, o aplicativo informa sobre o vinho, traz avaliações de outros usuários e dá dicas de harmonização. É boa opção na hora de fazer compras para casa ou de presentes.

Happy Cow

Especializado em restaurantes e lojas veganas e vegetarianas, traz opções nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Austrália, Nova Zelândia e destinos asiáticos.

Around Me

As opções de pesquisa vão além de restaurantes. Inclui serviços como bancos, caixas eletrônicos, postos de gasolina, supermercados, estacionamentos, farmácias, cinemas…

FourSquare

O guia de cidades é criado a partir de resenhas de colaboradores. Basta fazer check-in para ter acesso.

Wikitude

Ao fazer imagens com a câmera do celular, o aplicativo reconhece o local e exibe informações relevantes na tela. As informações são extraídas do Yelp, TripAdvisor e Wikipedia.

 

Wifi Magic by Mandic

O aplicativo funciona como um banco de dados que reúne senhas de wifi pelo mundo, indicando os pontos de conexão mais próximos, além de informar quais são livres e os que precisam de senha.

Conversão de moedas & gastos

 

Exchange

O aplicativo brasileiro indica os bancos ou casas de câmbio perto do usuário, com a melhor taxa.

Oanda

A ferramenta faz a conversão entre 190 moedas diferentes.

XE Currency

Excelente na hora das compras – basta colocar o valor e a moeda que queira converter e o aplicativo faz a conta na hora.

Splitwise

Evita dores de cabeça na hora de dividir as contas nas viagens em grupo. Basta lançar os valores pagos por cada um, definindo o que é da turma toda ou de parte dela. O aplicativo reúne os dados e estabelece quanto cada um deve e para quem.

Criado pela Receita Federal, é uma mão na roda para quem chega de viagem do exterior, orientando sobre isenção de imposto e declaração de bagagem.

Dicionários

Google Tradutor

O serviço está disponível em 80 idiomas, permitindo, ainda, ouvir as pronúncias.

Duolingo

O aplicativo é indicado para antes da viagem – ele ensina idiomas básicos, mas também oferece noções de línguas mais complexas como chinês, holandês e árabe.

 

Eventos

 

Eventful

Ajuda a encontrar shows, festas, exposições, concertos, sessões de cinema… em boa parte do mundo. Basta selecionar a data e o local.

Abend

A plataforma apresenta uma lista dos eventos do Facebook no destino selecionado.

Ligação para casa 

 

WhatsApp

O aplicativo que caiu no gosto do brasileiro permite fazer ligações para outros contatos gratuitamente, mas é preciso estar conectado à internet.

Skype

As chamadas são feitas online para outros usuários do Skype. Para ligar para telefones, é preciso colocar créditos através de cartão ou PayPal. Os preços são bem mais baixos que os cobrados por empresas de telefonia tradicional.

Quais aplicativos usar numa viagem?"> Share

Deixe um comentário