Foto: Eduardo Naddar

Você já conhece o wakeboard? Esse esporte é semelhante ao surf em alguns aspectos, mas praticado com uma prancha parecida com a de snowboard, com botas conectadas ao equipamento. Praticamente um esqui aquático puxado por uma lancha!

O mais radical dessa prática é que a pessoa fica de pé sobre a prancha o tempo todo, segurando um cabo conectado a um barco que ficará sempre em movimento, formando ondas. É possível fazer muitas manobras no ar e deslizar velozmente na água!

Como surgiu?

O primeiro wakeboard foi desenvolvido há pelo menos 20 anos pelo americano Tonu Finn, na Califórnia, EUA. Na época, era chamada de skurfing, pois a atividade se limitava a “rebocar” os surfistas com o barco em dias de mar sossegado.

O também americano Herb O’Brien e o havaiano Eric Perez criaram as primeiras pranchas de wakeboard com melhor desempenho. Já no Brasil, o esporte chegou em 1990 através da Associação Brasileira de Wakeboard – e oficializado sete anos depois, com a criação da fundação ABW, que hoje é responsável pela realização do circuito nacional.

Wakeboard em Búzios

Se o wakeboard precisa de mar calmo para ser praticado, aqui em Búzios há muitas opções de praias para você conhecer e experimentar: Ferradura e João Fernandes são as mais procuradas. Em Búzios também não faltam escolinhas com instrutores profissionais e autorizados a ensinar esse e outros esportes náuticos para moradores e turistas que querem se aventurar por aqui!

Você já experimentou ou tem vontade de aprender wakeboard? Comente aqui!