A aproximadamente meia hora de carro do centro de Búzios, o pico da Ponta do Pai Vitório fica entre as praias Rasa e Marina, um roteiro ideal para quem não abre mão de desbravar as belezas naturais além do roteiro turístico tradicional da cidade.
Ainda no pé do mirante, há uma pequena praia deserta e praticamente intocada. Recomendamos continuar a trilha com um guia experiente para conhecer o local com segurança.
A trilha, em si, é considerada fácil e leva aproximadamente 10 minutos para chegar ao famoso ponto onde as pessoas costumam tirar fotos espetaculares.
Como chegar
Partindo de carro do centro de Búzios, os aplicativos de Mapa mostram a localização correta do início da trilha do mirante. Para alcançar o topo, é preciso adentrar a mata ou descer para a praia e subir novamente para o pico depois. Em dias mais vazios, se você não for experiente, pode acabar confundindo os caminhos entre as árvores, por isso, novamente, a importância de contratar o serviço de um guia.
História do nome
Não existe um consenso sobre a origem do nome da Ponta do Pai Vitório, mas a história mais conhecida é que ele era um escravo africano que acabou virou padre. A região era conhecida pelo desembarque de navios com escravizados.
Pai Vitório teria trilhado até o topo do morro para acender uma lâmpada quando um navio se aproximava perigosamente da encosta, onde havia pedras na praia. Esse feito teria salvo muitas vidas de um naufrágio na região.
E você, curte fazer trilhas? Gostou de saber mais sobre esse lugar paradisíaco? Reserve um dia na sua agenda e descubra Búzios!