Surf em Búzios

    Surf em Búzios - Saiba como pegar as melhores condições de surf!

    Saiba como e quando pegar um mar classudo!

    Quem nunca foi para Búzios na fissura de surfar um “mar de sonhos” e deu de cara com uma “piscina”?

    Poucos turistas – e até mesmo moradores – conhecem os mares clássicos de Búzios. Clássico, para nós, é o mar com aquela onda Power, de parede longa e com várias sessões de manobras no crítico (sem mencionar as sessões de tubos).

    Surf em Geribá

    Só existem duas formas de encontrar altas ondas no balneário: ou você tem sorte ou você estuda as praias antes da viagem e acompanha as previsões – ou os dois.

    Por parecer uma ilha, Búzios recebe ventos constantes e ondulações de alguns quadrantes específicos – Sul e Leste. Como a maioria dos picos tem fundo de areia, é preciso aguardar a formação correta dos bancos para que a ondulação encaixe com perfeição.

    Claro que, mesmo sem o encaixe perfeito, é possível surfar – até mesmo aquela “onda torta” de Geribá é divertida. Porém, a ideia aqui é dar o caminho das pedras para encontrar aquele mar classudo, que ficará eternizado na memória e fará o coração bater mais forte quando alguém disser a palavra “Búzios”!

    Entendendo Búzios

    Para saber como estarão as condições do mar durante sua viagem, a dica é consultar seu site de previsão preferido – Surfguru por exemplo – com uma semana de antecedência. Para acertar o fundo de areia, o vento ou a ondulação deve estar de Leste constante por pelo menos quatro dias seguidos. Quanto mais dias seguidos, melhor!

    Previsão Surfguru

    Tal configuração empurra boa parte do fundo de areia, formando diversos bancos consistentes que favorecem as ondulações de Sudeste e/ou Sul. Atente-se também para o período, que deve estar acima de 10 segundos. Se estas forem as previsões, já pode comemorar!

    Laje da Rasa

    Diferente de Geribá e Tucuns, a Laje da Rasa é o único Point Break do balneário. E mais: por lá, as ondas perfeitas se formam quando a região recebe mais de três dias de vento Leste constante. Elas quebram com pouco mais de meio metro em um point quase secreto, pouquíssimo explorado. 

    Laje da Rasa

    A Laje fica localizada no final da praia Rasa, antes da praia da Gorda, sendo acessível depois de 20 minutos remando. Mas atenção: ali, há correntes – para ir na remada tem que estar com o preparo físico em dia.

    Para quem nunca foi, vale a pena explorar a área primeiro com um stand up paddle para conhecer a distância, observar as correntes… e ainda pegar umas ondas. Se sentir firmeza, é só voltar com a prancha de surf.

    Lembre-se de guardar um gás para a remada de volta e nunca vá sozinho. A dica é ir na companhia de alguém que já conheça o pico para evitar perrengues e saber a hora de voltar. Outra opção é ir de barco. Aloha!

    Onde relaxar depois das ondas

    Para os surfistas que viajam em turma ou com a família, Geribá oferece ótimas opções de hospedagem. Indicada para grupos de amigos e casais, a pousada Blue Marlin tem tarifas econômicas, pegada tropical e o melhor: a localização privilegiada, a apenas 40 metros da praia.

    Já quem vem com as crianças encontra uma estrutura perfeita na pousada Corais e Conchas. Considerada um mini resort, conta com atividades de lazer para os pequenos e também para os adultos em meio a uma área arborizada de 8.000 metros quadrados. Pioneira na região e a 150 metros da praia, a pousada comemora seus 25 anos de sucesso!

    Principais points e suas características

    Geribá (no clássico: Geribali)

    Tamanho – 0,5m a 2,5m

    Ondulação ideal – Sudeste | Sul (2 dias após o Leste)

    Vento ideal – Noroeste | Norte

    Grau de dificuldade – Médio

    Melhor época – Inverno | Outono | Primavera

    Constância – Alta

    Crowd – Alto

    Tucuns (no clássico: Tucunzeira)

    Tamanho – 0,5m a 2,5m

    Ondulação ideal – Sudeste | Sudoeste (2 dias após o Leste)

    Vento ideal – Nordeste | Oeste

    Grau de dificuldade –  Médio

    Melhor época – Inverno | Outono

    Constância – Alta

    Crowd – Médio

    Laje da Rasa

    Tamanho – 0,5m a 1m

    Ondulação ideal – Leste

    Vento ideal – Leste forte constante

    Grau de dificuldade – Médio

    Melhor época – Inverno | Outono

    Constância – Alta

    Crowd – Baixíssimo

    2 comments

    • Valeu. ótimo site
      Boas ondas

    • […] companhias.  No caso de Búzios, os esportes aquáticos são uma das vocações da cidade, como o surf em Geribá, windsurf em Manguinhos, kitesurf na praia Rasa, mergulho em João Fernandes, stand up paddle na […]

    Deixe um comentário