O que é o que é: quanto mais gira, mais tempo você ganha?

Não, não é o ponteiro do relógio, e sim o pedal da bike!

Foto: OpenAI

Pedalar gera mais saúde para o corpo, mente e alma. Te dá a liberdade de não precisar enfrentar o trânsito, proporciona visuais e caminhos diferentes, trabalha o condicionamento físico e gera mais qualidade de vida, logo, mais e mais anos de uma vida saudável e de muita alegria.

E quem se propõe a mudar a rotina e usar a bicicleta como um meio de transporte, seja a lazer ou para ir ao trabalho, experimenta os benefícios – que são inúmeros – e aproveita um viver ainda mais prazeroso.

Por isso, hoje é dia de celebrar aos que pedalam, pois se comemora o Dia Nacional do Ciclista!
Imagem

A bicicleta é um dos meios de transporte mais democráticos, acessíveis e benéficos do mundo, e qualquer pessoa que quiser pode pedalar (qualquer pessoa mesmo).

Existem as bikes para pedalar com as pernas, para pedalar com as mãos, e também para pedalar sendo guiado, no caso dos deficientes visuais.

Imagens: Internet

Além da acessibilidade, as bikes também são muito econômicas e sustentáveis: não precisam de abastecimento à óleo, diesel, gás ou gasolina, e não causam nenhum dano ambiental.

Outro benefício que a prática do ciclismo proporciona é a liberdade e autonomia na rotina. Andando de bike, você não precisa enfrentar o trânsito do dia a dia, economiza tempo e ainda pode planejar seus próprios horários, sem precisar depender dos transportes públicos.

Mas, de fato, o maior ganho para quem anda de bike é a saúde!

Imagem: Internet

Para além de um meio de transporte, andar de bicicleta é uma forma de se exercitar e, quando feito com regularidade, contribui para a saúde do corpo todo: melhora o funcionamento do coração, aumenta a resistência muscular, a libido, reduz a ansiedade e os riscos de doenças como diabetes, hipertensão e hepatite, e ainda melhora a saúde mental.

Isso faz da bicicleta uma escolha saudável para todas as idades, independentemente do nível de condicionamento físico.

Agora que você sabe como a prática do pedalo pode melhorar a sua vida, queremos te convidar a uma maravilhosa experiência, conhecendo uma das cidades mais lindas do Brasil sobre duas rodas!

Através da BZ Sports, sua agência de turismo esportivo em Búzios, promovemos pedais guiados de mountain bike por percursos incríveis, que revelam caminhos pouco explorados e paisagens realmente impressionantes do balneário buziano e região.

Conheça 3 dos vários trajetos disponibilizados e veja quantos lugares lindos é possível conhecer andando de bike com a BZ Sports:

Roteiro Panorâmico

O Pedal Panorâmico passa pelos pontos turísticos mais famosos da cidade, praias fascinantes e caminhos incríveis de Búzios:

Começando na Orla Bardot, pedalamos em direção à Lagoa da Usina, com destino à praia do Forno, a famosa praia da areia vermelha, com águas tranquilas e cristalinas.

Orla Bardot | Imagem: Internet

Praia do Forno | Imagem: Internet

A parada seguinte é a Praia da Foca, pequena, de natureza intocada, com água cristalina e vegetação nativa exuberante, certamente encantadora. Depois, seguimos para o Mirante do Forno, com uma incrível vista da península, perfeito pra registrar lindas fotos.

Passando o Mirante do Forno, o pedal chega na Ponta da Lagoinha – considerado o Himalaia brasileiro – ponto de interesse geológico com formação rochosa única, que cria uma piscina natural e um verdadeiro espetáculo entre a costa e o mar.

Praia da Foca | Imagem: Internet

Ponta da Lagoinha | Imagem: Internet

A próxima parada é na Praia da Ferradura, que tem esse nome pelo seu formato de ferradura de cavalo, criando a formação ideal para que tenha águas calmas e uma exuberante beleza azul cristalina.

No trecho entre a Praia da Ferradura e nossa próxima parada, a Praia da Tartaruga, o percurso se torna contínuo e leve, com ritmo para agradar desde o ciclista iniciante até aquele mais experiente.

A parada na praia da Tartaruga será o momento perfeito para admirar toda beleza do magnífico cenário natural, hidratar e ganhar fôlego para o último trecho do pedal que contempla a praia do Canto.
Fechando o passeio com chave de ouro, o tour passa pela charmosa Rua das Pedras, finalizando na praia da Armação/Orla Bardot.

Praia da Tartaruga | Imagem: Internet

Rua das Pedras | Imagem: Internet

Roteiro Caiçaras

O Roteiro Caiçaras é uma verdadeira viagem pela história cultural de Búzios, que antes era uma pacata vila de pescadores, e hoje, um dos destinos mais procurados pelos viajantes do mundo todo.

Neste roteiro, é possível conhecer pontos históricos que remontam os costumes do povo caiçara e da atividade da pesca artesanal, que acontece até hoje no nosso balneário. Alguns deles são: A colônia dos pescadores, na Rua das Pedras, o Casario antigo e o monumento Três Pecadores, na Orla Bardot, a Igreja de Sant’anna (padroeira dos Pescadores), na Praia os Ossos, e a Casa das Caiçaras Buzianas, também na Orla.

Colônia dos Pescadores | Imagem: Internet

Monumento Três Pescadores | Imagem: Internet

Além destes pontos históricos, o trajeto tem paradas em diversas praias e cenários encantadores como a Praia do Forno, Foca, Praia da Ferradura, Praia do Canto, e a Ponta da Lagoinha, que não é uma praia, mas uma incrível formação rochosa com piscinas naturais deslumbrantes.

Praia do Canto | Imagem: Internet

Praia da Ferradura | Imagem: Internet

Este pedal é finalizado com um almoço muito especial na Casa da Caiçaras, onde também é possível contemplar e adquirir o artesanato e a culinária típica, preparada pelas mãos das próprias mulheres, e ainda se divertir com ciranda e música caiçaras.

Casa das Caiçaras | Imagem: Internet

Culinária Caiçara | Imagem: Internet

Roteiro APA Pau-Brasil e Peró

Este roteiro é pra quem gosta de aventura e muito contato com a natureza!

Partindo de Geribá, o destino é Tucuns e Praia de José Gonçalves, passando por trilhas dentro da área de preservação – APA Pau Brasil, com uma energia maravilhosa de mata sadia com flora e fauna presente.

Praia de José Gonçalves | Imagem: Internet

Trilhas APA | Imagem: Internet

Depois das trilhas, chega-se na Praia das Caravelas, rodeada de vegetação nativa, com mar azul turquesa, porém de ondas fortes. Em seguida, partimos para a divisa entre Búzios e Cabo-Frio até o canto esquerdo da Praia do Peró, com um visual lindíssimo da sua enorme extensão de areia e o mar azul com ondas bem formadas. No retorno, pedalamos por um trecho de trilhas, depois estrada de terra e asfalto. O pedal finaliza em Geribá, do ladinho da praia. 

Praia das Caravelas| Imagem: Internet

Praia do Peró | Imagem: Internet

Estes roteiros são apenas 3 dos diversos que você pode escolher fazer com a BZ Sports! E então, você aceita viver essas aventuras com a gente?

Para combinar um pedal com a BZ Sports, é só entrar em contato pelo WhatsApp! Ah, e se você vier com a sua própria bike, ainda ganha um desconto no pacote do pedal guiado.

Escolha uma vida mais saudável e experimente conhecer Búzios de um jeito diferente e muito mais divertido, sobre duas rodas!