Cada mês do ano é celebrado com uma cor, a fim de promover a conscientização sobre diversos temas sociais.

Em Abril, a cor do mês é o azul, pela conscientização mundial sobre o Autismo, além de fomentar a visibilidade e o respeito ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Você sabe o que é o Autismo?

Muitos dizem ser uma doença, mas na verdade, é uma condição neurológica crônica que atinge entre 1 a cada 53 crianças que nascem por hora no mundo.

O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida da criança, que pode apresentar algumas características comportamentais, como: atrasos na fala e desenvolvimento da linguagem, dificuldade na percepção de sinais em alguma conversa, dificuldade de interação social, hipersensibilidade sensorial, movimentos repetidos com as mãos ou corpo, desenvolvimento motor atrasado e possuir interesses restritos e estereotipados (preferência e atenção extrema em algum objeto ou assunto, durante vários minutos).

O autismo funciona em níveis, ou seja, ele pode se manifestar de forma leve até uma forma mais severa.

O diagnóstico desses comportamentos pode ser feito pela observação, através da interação do autista com pessoas ou objetos. Caso identificadas as caraterísticas do Espectro Autista, deve-se buscar o tratamento o quanto antes, através de uma equipe multidisciplinar que envolverá médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, além da imprescindível atuação dos pais ou cuidadores.

Apesar destas condições, é totalmente possível que pessoas autistas convivam em sociedade, mas esta realidade só se conquista através da conscientização, informação e o respeito, pois o preconceito cria barreiras, mas a consciência coletiva sobre as diferenças humanas em nossa sociedade, poderiam nos levar a outro nível de convivência.

Por isso, o Grupo BZ também se uniu a essa causa e promoveu uma roda de conversa com os colaboradores da sede.

Tivemos depoimentos de pais com filhos autistas e relatos de pessoas que convivem. Foi um momento enriquecedor e emocionante de aprendizado, conscientização e empatia.

Para levar a informação para ainda mais pessoas e fomentar o respeito com toda a sociedade Autista, desenvolvemos uma cartilha contendo a definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA), sinais de alerta e os direitos da Pessoa com Autismo. Aproveite para baixar a imagem e compartilhar com quem você conhece.