A Igreja de Sant’Anna é um marco cultural na cidade de Armação dos Búzios.

Remanescente do período colonial, quando a pesca baleeira, a extração do óleo e derivados, era a principal atividade econômica da península, sua capela foi construída no século XVIII, exatamente no ano de 1740, a pedido do contratador português Brás de Pina, em homenagem à santa que o teria livrado de um naufrágio.

A vista deslumbrante da igreja, unindo as praias da Armação e dos Ossos, é um dos pontos mais visitados de Búzios. Se você ainda não conhece, vá! É, sem dúvida, um dos locais que mais se conectam com a essência desta cidade. As missas ocorrem todos os dias, às 19h, vale ir e se emocionar. Na primeira vez que entrar na igreja, faça um pedido! Dizem que os desejos proferidos ao conhecer uma nova igreja ou capela, se realizam. Não custa acreditar!

Muitas histórias permeiam a imagem da santa, que dizem, mudava de lugar, sempre se colocando de frente para o mar e, por este motivo, seu altar é voltado para a rota dos pescadores.

O dia de Sant’Anna é 26 de julho, e em Búzios é decretado feriado municipal. Na data da padroeira, a cidade entra em festa e, por muitos anos, produzir os festejos dela era o grande orgulho do pescador encarregado.
Cada ano que passa a procissão em homenagem à santa aumenta, salvo estes anos difíceis de pandemia, onde a igreja ficou fechada e sem missas, mas neste 26 de julho de 2021 a programação começou cedo. Já as 6h da manhã, na alvorada, uma missa solene com a presença do bispo e autoridades com o hasteamento da bandeira; às 18h, a chegada em carreata da imagem no morro da igreja; 19h30 mais uma missa, e à 0h, o encerramento deste dia único e especial para todo o povo caiçara!

Viva Nossa senhora de Sant’Anna!
Viva a padroeira de Armação dos Búzios!