Búzios é muito mais do que revelam as fotos, e não se resume apenas a praias, gastronomia e lazer. Ela vai além: sua verdadeira riqueza está na sua história e nos povos que a construíram.

Instigados a conhecer mais sobre a cultura local da nossa cidade, o Grupo BZ realizou uma imersão com a Rota Cultural Afro-Buziana, um projeto que tem o objetivo de valorizar a história Quilombola em Búzios por meio do turismo. Essa iniciativa é liderada pela Associação Bonecas Negras, que desenvolve principalmente uma oficina de confecção de bonecas negras, composta integralmente por mulheres.

Através de um tour ministrado por uma guia de turismo e uma griô (pessoa representante dos saberes e costumes ancestrais), conhecemos pontos históricos importantes da trajetória escravocrata e da cultura quilombola, como o Cruzeiro, Praça dos Quilombolas, Ponta do Pai Vitório, entre outros locais que fazem referência e homenageiam os Quilombolas e Afrodescendentes do bairro da Rasa.

A Rota também nos apresentou lugares representativos para o povo Quilombola e Caiçaras, como a Praia da Gorda, local de pesca artesanal, além de destacar costumes tradicionais das mulheres Quilombolas e Marisqueiras praticados até hoje – entre eles o artesanato, como a confecção de cestos e juquiás, feitos de cipó ou bambu.

Griô Lea

Aprendemos que desde a pesca artesanal, o uso de plantas e flores como remédio, a culinária, até as construções e artesanatos, os povos originários tinham uma relação de troca com a natureza, usando dela o necessário para o seu sustento e desenvolvimento da comunidade, devolvendo em gratidão, preservação e muito amor ao meio ambiente.
Motivados com tanta riqueza histórica e preocupados com a valorização das tradições da comunidade originária, surge o interesse do Grupo BZ em integrar a tradicional cultura buziana nas atividades do nosso grupo, oferecendo experiências que possam conectar o turista aos valores e a cultura local, a fim de apresentar Búzios sob uma nova perspectiva, que transcende a beleza natural conhecida mundialmente, a culinária fantástica e as diversas opções de lazer, destacando, principalmente, a rica história de seu povo. E a primeira experiência já tem dia e hora para acontecer: trata-se do evento Raízes de Búzios!

O Raízes de Búzios nasce com o propósito de apresentar aos turistas e moradores da cidade a bela cultura afrodescendente, quilombola, marisqueira e caiçara, através da música, dança, culinária e o artesanato, realizado integralmente por mulheres, e facilitado pelo Projeto Guardiãs das Tradições Pesqueiras, que engloba as Aglutinadas (organizações femininas) Bonecas Negras, Marisqueiras Quilombolas da Rasa, e Mulheres Caiçaras Buzianas.

Arraste para o lado e veja a programação completa

A primeira edição do Raízes de Búzios acontece no próximo sábado, dia 27 de agosto, a partir de 13h, na pousada Nativa Búzios, localizada na Rua Vila das Aroeiras nº 221, Manguinhos – Búzios.

A programação encantadora inclui almoço com Peixe Escalado das Mulheres Caiçaras de Búzios, dança com ciranda tradicional, música em voz e violão com Leny Moraes e Renato Arpoador e a venda do artesanato das aglutinadas Marisqueiras da Rasa, Bonecas Negras e Caiçaras, cooperando assim com a geração de renda das mulheres artesãs, dando o devido destaque à sua história.

Vamos dançar, cantar, saborear a culinária típica e adquirir o lindo artesanato das mulheres com o visual incrível do mar de Manguinhos e a mais pura natureza ao nosso redor!
Convide os amigos e a família para prestigiar esse trabalho e viver essa experiência única!