Christina Motta é paulista, artista plástica e escultora; Reconhecida em Armação dos Búzios, também possui obras em outros países. Mudou-se para Londres em 1970, onde aprofundou seus estudos de arte e retornou ao Brasil, em Búzios, no ano de 1992.

O acervo artístico de Christina Motta aqui em Armação dos Búzios é extenso!
Vamos conhecer um pouco a história de suas esculturas mais famosas por aqui:

  1. Brigitte Bardot – Orla Bardot

    Localizada na orla mais famosa da cidade, a escultura está no local desde 1999, relembrando aos passantes como a famosa Brigitte Bardot transformou a história da pacata vila de pescadores em um dos roteiros turísticos mais desejados do Rio de Janeiro.

    Foto: Reprodução/Instagram @christinamotta

2- Três Pescadores –  Orla Bardot

Desde 2000, a escultura “Três Pescadores” é um dos maiores símbolos do povo buziano, pois Búzios era uma vila de pescadores. Até hoje, muitos moradores da cidade possuem a pesca como fonte de sustento, mas também pelo orgulho de suas raízes.

Foto: Site Christina Motta (christinamotta.com.br)

 

3- Homenagem ao Quilombo – Alto Cruzeiro da Rasa

A escultura “Homenagem ao Quilombo”, de 2003, retrata um pai erguendo seu filho. Christina se inspirou em Mauricio de Assis Costa e seu pequeno filho, convidou-os a posar e criou essa obra de arte, referência no bairro Rasa.

Foto: Site Christina Motta (christinamotta.com.br)

4- Crianças e cachorro – Praça dos Ossos

A escultura “Crianças dos Ossos” se localiza na praça que leva o mesmo nome: Praça dos Ossos. Teve inspiração em duas crianças: Francisco e Manuela, filhos de um casal de amigos da artista plástica. O cão também existiu, e era chamado pelas crianças pelo nome “Tango”.

Foto: Christina Motta (christinamotta.com.br)

5- Garota dos Ossos – Caminho da Praia dos Ossos

“Dalva”, nome dado pela própria Christina, a “Garota dos Ossos” foi encomenda de José Nilton da Cunha, dono de um antiquário de 1930 (@antiquariodosossosbuzios). Foi pensando nisso, que a artista decidiu esculpir uma mulher no estilo anos 30, admirando a vitrine da loja por baixo de um lindo chapéu.

Foto: Site Christina Motta (christinamotta.com.br)

Outras esculturas ainda podem ser vistas em vários pontos da península, como as esculturas “Menina na fonte” e “Duas crianças e gatos”, localizados na Travessa dos Arcos, na Rua das Pedras.
Já a obra “Homenagem à Bíblia” que é quase despercebida, mas interessante, fica localizada na Praça Emir Freire de Oliveira, próxima à Policlinica de Manguinhos.
A escultura “Rei de Búzios”, uma vela de Windsurf estilizada, marca a cidade como “capital da vela” e homenageia a regata, que acontece todos os anos no balneário. Esta última, se encontra no Pórtico de Búzios.