Nesta terça-feira, dia 19, a cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, iniciou a aplicação da vacina contra a Covid-19, a CoronaVac.

A quilombola Dona Eva, de 111 anos, foi a primeira idosa a receber a dose da vacina no município. Segundo a prefeitura, a aplicação foi feita em sua casa. Eva Maria Oliveira é neta de escravos, tem 12 filhos, é uma das idosas mais velhas do Brasil e é a moradora mais antiga e ilustre do Quilombo da Rasa, na entrada de Búzios.

A imunização também foi realizada nos profissionais que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. Após as doses chegarem no Hospital Rodolpho Perissé, as aplicações aconteceram de forma imediata no próprio hospital.

No local, o primeiro técnico de enfermagem que recebeu a vacina foi Marcio Ferreira. Para ele, foi uma grande emoção, pois “a vacina dá paz e esperança de termos uma vida melhor e mais tranquila daqui para frente”.

Entenda o processo de vacinação

 

Esta é a primeira etapa de vacinação: 361 pessoas dos grupos prioritários vão ser imunizadas, distribuídas da seguinte forma:

  • Trabalhadores da Saúde: 342
  • Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (em asilos ou abrigos): 18
  • Pessoas com deficiência institucionalizadas (internados): 1

A vacina CoronaVac deve ser aplicada em duas doses por paciente, com intervalo entre 14 e 28 dias entre as aplicações.

Protejam-se, cuidem de vocês e de suas famílias e, por favor, fiquem em casa.

Até muito breve.