Búzios com um sabor inesquecível

Chef Mauro Vettori durante a preparação dos pratos em seu restaurante Primitivo, apresenta o menu que é a cara de Búzios, massa com frutos do mar.

Sol, mar, belas paisagens, boa música e excelente gastronomia é isso que Armação dos Búzios oferece aos seus visitantes. E ao falar em culinária, o assunto tem se tornado tema constante entre os brasileiros. O aumento na transmissão de programas deste segmento despertou maior interesse aos aspirantes a chef e deixou o público em geral mais crítico ao escolher um cardápio. Hoje, um jantarzinho informal em casa tem ganhado mais atenção e carinho, com ingredientes e louças mais elaborados, afinal, um dos maiores prazeres da vida é se alimentar bem.

Para o chef Mauro Vettori, o mais importante é entender a gastronomia como arte, assim o resultado será sempre positivo. “Quem cozinha sabe que é preciso fazer com paixão, amor e vontade para ficar legal. É necessário cozinhar como uma tela de pintura, tem que gostar muito e o resultado será bom. Agradar com uma comida requer comprometimento em todos os sentidos e preparando com amor sairá legal”.

E pensando em comer bem, então qual prato seria a cara do verão de Búzios? De acordo com o chef Mauro, opções com frutos do mar tem tudo a ver com o clima da cidade e, se acompanhado por uma boa massa, melhor ainda. Em seu restaurante Primitivo, especialista em gnocchi, o chef utiliza a sua experiência na cozinha europeia para deixar Búzios com um sabor inesquecível na lembrança de quem passa por aqui. “Minha especialidade é comida italiana, morei e estudei gastronomia na Itália. Esta é uma cozinha muito grande e diversificada, tem uma gama de pratos incrível. E, como acredito que a cara de Búzios são os frutos do mar, porque tem tudo a ver com o clima e paisagem do lugar, os dois juntos são perfeitos”, disse.

Devido à grande diversidade de turistas, pessoas do mundo inteiro com culturas e paladares diferentes que desfrutam a região, principalmente, no verão, é importante haver uma harmonia entre a escolha do menu e esta época do ano. Para o chef Mauro, vale investir em opções mais leves. “Durante o verão, deixamos de fazer pratos muito calóricos e pesados, como massas recheadas que combinam com a baixa temporada, quando o clima está mais frio. Agora, vale investir em pratos mais leves e refrescantes”, acrescentou.


Em meio à beleza do lugar onde vive, o chef garante que uma das maiores inspirações na composição do seu cardápio é o encanto da natureza que o rodeia. “Quando você mora em um lugar bonito com certeza aumenta sua criação, faz suas tarefas melhor do que quando está em ruas sem paisagem, não é a mesma coisa. Isso ajuda na criação de pratos, ou seja, na gastronomia em si. O mar, principalmente, inspira, penso muito em frutos do mar morando perto da água”, pontuou chef Mauro Vettori.

Por: Marianny Mesquita.
Entrevistado: Chef Mauro Vettori.

Deixe um comentário